Este site usa cookies para melhorar a sua utilização.

Rui Branco


rb foto 2022
user outlineredInvestigador Integrado

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.Contacto
textfile5redCV
web58redSite Pessoal


Doutorado pelo Instituto Universitário Europeu (Florença), é Professor Associado com Agregação na Universidade NOVA de Lisboa, onde ensina no Departamento de Estudos Políticos da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas. 
Membro da direção e do conselho executivo do IPRI-NOVA, a sua investigação tem incidido sobre as políticas de proteção social e mercado de trabalho, formação estatal, sociedade civil e política social, em perspetiva comparada. O seu trabalho tem focado a sociedade civil e a democratização em novas democracias, a política social e a sociedade civil de welfare na Europa do Sul, a despesa fiscal como instrumento de política social no Portugal democrático e as transformações estruturais do mercado de trabalho durante a crise de 2011-2014. As publicações mais recentes incluem a coedição, com Michael Bernhard e Tiago Fernandes, de um special issue sobre «Civil Society, Democracy, and Inequality: Cross-Regional Comparisons (1970s-2015)» na revista Comparative Politics (2017); capítulo sobre «Padrões de democracia igualitária» (in Tiago Fernandes, org. A Qualidade da Democracia na Europa do Sul, 1968-2016, de 2017), o artigo (com Edna Costa) «The Golden Age of Fiscal Welfare: Tax Expenditures and Inequality in Portugal (1989-2011)», na revista New Political Economy (2018) e o artigo «The Politics of Change. Coalitional politics and labour market reforms during the sovereign debt crisis in Portugal», Journal of European Social Policy (com Daniel Cardoso). Coeditou também com Tiago Fernandes o livro 45 Anos de Democracia em Portugal (Assembleia da República, 2020), no qual publicou o capítulo «Estado-Providência e Democracia Igualitária: Portugal e a Europa do Sul».


Áreas de Investigação:

Estado (perspetiva histórica e comparada).
Estado-Providência, política social e fiscal.
Estado e Sociedade Civil.
Desigualdade e Qualidade da Democracia.

Doutorado pelo Instituto Universitário Europeu (Florença), é professor associado com agregação na Universidade Nova de Lisboa, onde ensina no Departamento de Estudos Políticos da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas. A sua investigação tem incidido sobre as políticas de proteção social e mercado de trabalho.

fct        fcsh        edp       

edp        edp        ribei