Mesa-redonda
A Europa e a Índia Face à Pandemia e à Guerra da Ucrânia
11 outubro 2022 | 18h
Entrada livre
Fundação Oriente, Salão Macau
As relações entre a Europa e a Índia têm uma importância crescente na política internacional. A pandemia e, sobretudo, o regresso da guerra à Europa com a invasão russa da Ucrânia, estão a pôr à prova não só a ordem e o direito internacional, como a própria sobrevivência das democracias pluralistas. A convergência da Europa e da Índia é uma convergência natural na defesa dos valores da democracia, do primado do direito e da ordem multilateral que é o melhor garante da paz internacional.
Portugal reconhece as relações entre a Europa e a Índia como uma prioridade. Portugal organizou a primeira cimeira de Chefes de Estado e de Governo entre a Índia e a União Europeia em 2021, que abriu o novo ciclo de convergência, crucial para a defesa dos interesses comuns e para restaurar a estabilidade possível na política internacional.
Nesse quadro, a Fundação Oriente e o Instituto Português de Relações Internacionais da Universidade NOVA de Lisboa (IPRI-NOVA), em parceria com o Institut Montaigne e o Ananta Aspen Center, organizam uma mesa-redonda, onde especialistas europeus e indianos se juntam para debater o estado das relações entre a Índia e a Europa.
Com:
Nuno Severiano Teixeira | Investigador e presidente do IPRI-NOVA (Moderador)
S. E. Jawed Ashraf | Embaixador da Índia na República Francesa e no Principado do Mónaco
Indrani Bagchi | Diretora executiva, Ananta Aspen Centre
Carlos Gaspar | Investigador e membro da direção do IPRI-NOVA, Assessor da Fundação Oriente
Constantino Xavier | Investigador, Centre for Social and Economic Progress (CSEP) (atualizado)
Organização: Fundação Oriente, IPRI-NOVA
Em parceria com: Institut Montaigne e Ananta Aspen Centre