Este site usa cookies para melhorar a sua utilização.

Semana Internacional de Acesso Aberto 2019 
21-27 | outubro | 2019
NOVA FCSH, Lisboa

 



A Semana Internacional do Acesso Aberto enquadra-se numa iniciativa internacional, promovida pela SPARC - Scholarly Publishing and Academic Resources Coalition, que pretende reforçar a importância e inevitabilidade do Acesso Aberto ao Conhecimento.

O IPRI-NOVA associa-se à NOVA FCSH nesta iniciativa que decorrerá de 21 a 27 de outubro de 2019, com um conjunto de ações de disseminação da informação relativa ao acesso aberto, seus recursos, princípios e vantagens, principalmente no contexto da investigação da NOVA FCSH.

Com a consciência de que o acesso democrático ao conhecimento científico potencia o desenvolvimento social e económico, importa fortalecer a mudança, a consciência e os papéis de todos os envolvidos no ecossistema científico em Acesso Aberto.

Reconhecer as vantagens de uma ciência para todos assente no conceito de responsabilidade social científica permite pensar, atualmente, no conceito de Acesso Aberto como algo que sai das fronteiras da livre disponibilização de publicações e de dados científicos.

Neste sentido, o tema da Semana Internacional do Acesso Aberto de 2019 é «Acesso aberto a quem? Equidade no conhecimento aberto», ponto de partida para uma reflexão alargada sobre o conhecimento como um bem comum ao qual todos podem aceder e no qual qualquer um pode participar.

Mais informações no site da NOVA FCSH.

fct      fcsh        bcp       

edp        edp        ribei