Curso de Verão 2019
«Populismos»
16- 18 | Setembro | 2019
Museu Municipal de Óbidos

Decorreu entre os dias 16 e 18 de setembro, no Museu Municipal de Óbidos, mais uma edição do Curso de Verão 2019 do IPRI-NOVA, este ano dedicado ao tema «Populismos».

A sessão de abertura contou com a presença do Diretor do IPRI-NOVA, Nuno Severiano Teixeira, do Presidente da Câmara Municipal de Óbidos, Humberto da Silva Marques, e do antigo Presidente da República Jorge Sampaio. Discutiram-se de seguida as origens do populismo, com Filipe Carreira da Silva (ICS-UL), Maria Sousa Galito (NOVA FCSH) e Carla Luís (CES). Moderação pelo jornalista do Diário de Notícias Leonídio Paulo Ferreira.

IMG 20180626 WA0001IMG 20180626 WA0003

Keynote Speech pelo antigo Presidente da República Jorge Sampaio (esquerda). O Presidente da Câmara Municipal de Óbidos, Humberto da Silva Marques, e o Diretor do IPRI-NOVA Nuno Severiano Teixeira (direita).

IMG 20180626 WA0001IMG 20180626 WA0003

Assistiram ao Curso, que decorreu no Museu Municipal de Óbidos, estudantes, investigadores e jornalistas.

O segundo dia de trabalhos foi mais extenso, começando às 10h00 da manhã e terminando apenas às 18h30. De manhã, o jornalista Pedro Cordeiro do Expresso moderou um debate sobre populismo, liderança carismática e comunicação política. Participaram no painel Andrés MalamudSusana Salgado, ambos do ICS-UL, e Rita Figueiras, da Universidade Católica Portuguesa. Na sessão da tarde, o jornalista da TSF Ricardo Alexandre moderou um painel com Filipe Vasconcelos Romão e Luca Manucci sobre os novos partidos populistas.

IMG 20180626 WA0001IMG 20180626 WA0003

Painel da manhã «Populismo, Liderança Carismática e Comunicação Política», moderado por Pedro Cordeiro (esquerda), e painel da tarde «Populismo e novos partidos» moderado por Ricardo Alexandre (direita).

O terceiro e último dia começou com um debate entre Nuno Severiano Teixeira e José Filipe Pinto (Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias) sobre populismo em Portugal. Antes da sessão de encerramento houve ainda espaço para um painel sobre o impacto do populismo na ordem internacional, no qual participaram Nuno Severiano Teixeira e a Secretária de Estado da Defesa Nacional Ana Santos Pinto.

IMG 20180626 WA0001IMG 20180626 WA0003

Nuno Severiano Teixeira e José Filipe Pinto discutem o populismo em Portugal (à esquerda, com Madalena Resende na moderação). À direita, Ana Santos Pinto e Nuno Severiano Teixeira.

A presença de jornalistas de vários órgãos de comunicação social no Curso de Verão permitiu uma cobertura mais alargada dos temas discutidos. Esta 15ª edição contou com vários diretos para a TSF e com referências e artigos em jornais portugueses.

IMG 20180626 WA0003

Realizaram-se três diretos de Óbidos para a TSF. Em cima, à esquerda, Marco Lisi falou sobre o seu novo livro «Eleições: Campanhas eleitorais e decisão de voto em Portugal», e à direita, Andrés Malamud, do ICS-UL. Em baixo, Nuno Severiano Teixeira fala sobre populismo no regresso do programa «Mapa Mundo», uma parceria entre o IPRI-NOVA e a TSF.

Deixamos também algumas referências na imprensa escrita, nomeadamente sobre o 80º aniversário de Jorge Sampaio e o artigo de Leonídio Paulo Ferreira no DN sobre o antigo Presidente da República.

textfile5red Apresentação do Curso

fct      fcsh        bcp