No quadro de um protocolo estabelecido com o Real Instituto Elcano (RIE) de Madrid, o Instituto Português de Relações Internacionais (IPRI-NOVA) colaborará na realização de um projeto cujo principal objetivo será fazer uma avaliação das relações entre Portugal e Espanha, no período entre 2008 e 2016.
O advento da crise das dívidas soberanas fragilizou e condicionou países como Portugal e Espanha, particularmente ao nível da sua capacidade de atuação nos principais debates europeus. No entanto, na sua ação externa, os dois Estados da Península ibérica deverão procurar influenciar a agenda europeia, buscando, externamente, alianças estratégicas entre os seus aliados tradicionais.
A presente iniciativa pretende avaliar a cooperação bilateral, a partir da institucionalização das cimeiras bilaterais, enquadrando-as nas estratégias atuais da política externa de cada país para com a União Europeia, determinando os seus contornos globais e setoriais.
Esta avaliação resultará num paper do tipo “Informe Elcano”, bilingue, com recomendações que reflitam, na medida do possível, o consenso entre o IPRI-NOVA e o RIE.
Neste sentido, realizou-se nos passados dias 16 e 17 de Março, o Workshop "As relações entre Portugal e Espanha: Lições da crise (2008-2016)", composto por uma sessão privada com os peritos do IPRI-NOVA e do RIE que estão a colaborar na preparação do relatório final, e uma mesa redonda, aberta a outros intervenientes, onde se debateu o tema "Setting the Scene for Portugal and Spain: Brexit and its consequences."
Financiado pela Jerónimo Martins e pela CUF, o evento contou ainda com o apoio da Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento (FLAD) e da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT).
Da esquerda para a direita: António Vitorino, Charles Powell (Director do Real Instituto Elcano),
Carlos Gaspar, Nuno Severiano Teixeira (Director do IPRI-NOVA).
Apresentação e discussão de papers - I.
Apresentação e discussão de papers - II.
Investigadores e peritos do IPRI-NOVA e do Real Instituto Elcano presentes no workshop.