O IPRI-NOVA e a Fundação Friedrich Ebert em Portugal organizaram conjuntamente, no passado dia 23 de Junho, uma conferência internacional sobre a Rússia e o Ocidente. Com os desenvolvimentos recentes na Síria e a invasão da Crimeia, em 2014, o papel da Rússia na ordem internacional assume maior relevo.
A conferência contou com a participação do antigo Embaixador alemão em Moscovo, Ulrich Brandenburg, que proferiu umas palavras no início do evento. Outros oradores internacionais presentes foram Markus Kaim, do Stiftung Wissenschaft und Politik (SWP) de Berlim, Hans-Joachim Spanger, do Peace Research Institute Frankfurt (PRIF), e Michal Baranowski, do German Marshall Fund em Varsóvia.
A conferência olhou para a relação da Rússia com a Alemanha bem como para o triângulo securitário Europa-EUA-Rússia, em particular, e a forma como a guerra na Síria e a invasão da Crimeia condicionaram e condicionam as relações entre os diferentes actores.
Por fim, houve uma mesa redonda, também ela dedicada ao impacto que a guerra da Síria, que já dura há 6 anos, tem tido na relação do Ocidente e da Rússia no Médio Oriente.
Sessão de Apresentação com o Director do IPRI-NOVA e o Director da Friedrich Ebert Foundation
Discurso inicial pelo Embaixador Ulrich Brandenburg (Embaixada da Alemanha, Lisboa)
Painel I - Relations between Germany and Russia: from Crimea to Syria
Painel II - Security relations Europe-USA-Russia after the annexation of Crimea
Mesa Redonda: Middle-East and the war in Syria - the role of the West and of Russia