This site uses cookies to store information on your computer.

Prémio Mário Soares-Fundação EDP 2022
para investigador do IPRI-NOVA

7 | dezembro | 2022
Fundação Mário Soares e Maria Barroso, Lisboa

 

 

A tese de doutoramento «As origens institucionais da moderação da violência: regedorias e políticas de concentração em Angola (1914-1974)» valeu a Bernardo Pinto da CruzPrémio Mário Soares-Fundação EDP 2022, atribuído ex aequo a Christophe Araújo, da CY Cergy Paris Université [com a tese «Être historien sous un régime autoritaire. Pouvoir et savoir au Portugal (1926-1974)»], pela Fundação Mário Soares e Maria Barroso, com o apoio da Fundação EDP

“Mais importante do que receber o prémio da Fundação Mário Soares e Maria Barroso, que é sempre um incentivo extra para terminar uma tese de doutoramento, é ver nesta iniciativa abertura a reconhecer a transdisciplinaridade entre a história e a ciência política, e o que a sua combinação pode trazer de vantajoso para um debate mais esclarecido acerca da guerra colonial”, afirma o investigador do IPRI-NOVA.    

 

Investigação "profunda, sólida e abrangente"

Para o júri do Prémio, “estes dois trabalhos trazem duas diferentes e inovadoras abordagens da História Contemporânea de Portugal, mas têm em comum um trabalho de investigação bastante profundo, sólido e abrangente".

"A tese de Bernardo Pinto da Cruz aborda uma temática fundamental para a melhor compreensão da política colonial portuguesa durante grande parte do século XX, sobretudo no caso de Angola, enquadrada numa sólida dimensão teórica e metodológica", explicam Ana Mónica Fonseca (CEI-Iscte), Fátima Moura Ferreira (Universidade do Minho) e Jorge Fernandes Alves (CITCEM, Universidade do Porto).

O Prémio Mário Soares, que celebra este ano a sua 24.ª edição, foi instituído em 1998, com o objetivo de galardoar autores de teses e dissertações, ou de outros trabalhos de investigação originais, realizados no âmbito da História Contemporânea de Portugal. Tem um valor pecuniário de 5000 euros.

A cerimónia de entrega realizou-se a 7 de dezembro, às 18h, no auditório da Fundação, por ocasião da evocação do 98.º aniversário do nascimento de Mário Soares. Ouça um excerto da intervenção de Bernardo Pinto da Cruz e subscreva o nosso canal no YouTube.

 

 

fct       fcsh        bcp       

edp        edp        ribei