Este site usa cookies para melhorar a sua utilização.

As eleições na Alemanha e o fim da era Merkel
28 | Setembro | 2021

As eleições federais alemãs de 26 de setembro de 2021 marcam o fim da chamada era Merkel, depois de 16 anos na liderança do governo. A vitória do SPD por apenas 1.6% de vantagem face à CDU e os bons resultados de várias forças políticas abrem a possibilidade de constituição de diversas coligações multipartidárias. Na União Europeia e na política internacional, o papel da Alemanha será cada vez mais relevante, num contexto de transição do sistema internacional.

Ler mais...

©Chokri Mahjoub/ZUMA Press Wire/Alamy
Crise Política na Tunísia
4 | Agosto | 2021

Depois de meses de protestos face ao agravamento da crise pandémica, económica e política, a 25 de julho o Presidente Kaïs Saïed assumiu poderes executivos, demitindo o Primeiro Ministro e suspendendo o Parlamento, levantando também a imunidade aos deputados. Uma década depois da Primavera Árabe, a Tunísia enfrenta uma nova encruzilhada entre a democracia e o autoritarismo.

Ler mais...

©KAUNG ZAW HEIN-SOPA IMAGE/GETTY IMAGES
Golpe de Estado em Myanmar
3 | agosto | 2021

No golpe militar de 1 de fevereiro em Myanmar, os militares prenderam a presidente Aung San Suu Kyi e vários membros do governo e Parlamento, provocando protestos massivos por todo o país. Apesar da forte condenação internacional ao golpe de estado e da resistência civil (violentamente reprimida), os militares procuram consolidar o regime e Aung San Suu Kyi enfrenta julgamento por fraude eleitoral.

Ler mais...

©Tomasz Makowski/Shutterstock
Conflito de Nagorno-Karabakh
24 | abril | 2021

A Arménia e o Azerbaijão acordaram uma trégua, negociada com a Rússia, para a paz na região de Nagorno-Karabakh, procurando acabar com a escalada de violência numa região cuja soberania é contestada há décadas pelos dois países. O acordo está a provocar uma crise política na Arménia e reflete a provável vitória militar do Azerbaijão que irá manter soberania sobre os territórios conquistados e recuperar as províncias controladas pela Arménia na fronteira com Nagorno-Karabakh.

 

Ler mais...

fct        fcsh        edp       

edp        edp        ribei